24 agosto 2016

453 - Lá isso é verdade . . . ou não.

Foto: Ass.Pais EB2/3
"Desculpem a expressão, mas não podemos estar eternamente à espera do paraíso e estarmos a arder no inferno”.

Li este frase no RFX Digital, como sendo proferida pelo professor Mário Rodrigues, diretor do Agrupamento de Escolas a que pertence a EB 2,3 de Caldas das Taipas e relativamente ao financiamento ou não de obras de remodelação daquele estabelecimento de Ensino. Ainda segundo o RFX em reuniões de "Associações de Pais (...)  Juntas de Freguesia;(...)  Conselho Geral do Agrupamento (...) Conselho Pedagógico" estas entidades reclamam um pronunciamento por parte da Câmara Municipal se avança com as obras para uma nova Escola ou para a remodelação da atual, basicamente com a retirada das placas de fibrocimento. Sugerem/exigem as entidades acima citadas que os 2.5 milhões "reservados" pela CMG como comparticipação para a construção da nova escola, sejam utilizados nesta retirada das placas e pequenos arranjos.

Consultando na Internet o sítio do Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte , verificamos que atualizado a 30 de junho, o Programa contempla "Norte-08-5673-FEDER-000014 Município de Guimarães Requalificação e Modernização da EB2/3 das Taipas - 2.500.000,00€ como investimento elegível) - 2.125.000,00€ (como fundo aprovado).

Já não tenho filhos na EB2/3 das Caldas das Taipas e já não faço parte dos Órgãos da Associação de Pais (e Amigos) da mesma Escola, mas parece-me - e ninguém pode levar a mal que eu tenha a minha opinião e que a divulgue - que a pressão dos órgãos da Escola, das juntas de freguesia e da comunidade, deveria ser no sentido do Governo disponibilizar o restante para completar os cerca de 8 milhões para uma Escola Nova e não perderem-se estes mais de 2 milhões do Norte 2020, gastando apenas os 2,5 milhões da CMG em remendos que, dentro de pouco tempo, eventualmente, andaremos a lamentar a oportunidade perdida de uma Nova Escola.

Para bem da comunidade, dos alunos, dos professores e dos funcionários atrevo-me a pedir a alguns, o esforço de se unirem à CMG e, com esta, fazer pressão junto do Governo, para uma Nova Escola para as Caldas das Taipas. Que não passemos ao lado de mais uma oportunidade.

E eu vou andando por aí e, por simpatia, também vou assobiando.







Sem comentários: